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Grupo de Diálogo (GD)

Nas últimas décadas algumas questões ligadas ao debate étnico-racial tem ganho evidências com desdobramentos nas estruturas curriculares e práticas pedagógicas brasileiras, sobretudo a partir da lei 10.639/2003.  Neste sentido, desafiando a visão homogênea de cultura, aceitar-se-á trabalhos que tratem das experiências histórico-culturais e das minorias que buscam afirmar suas identidades: negros, índios, ciganos, judeus, emigrantes. Também aceitar-se-á reflexões resultantes de estudos sobre a política de “austeridade”, em voga no espaço europeu e suas possíveis incorporações no Brasil.
Coordenadores:
Lourival Andrade Júnior (DHC-UFRN)
Joel Carlos de Souza Andrade (DHC-UFRN)

A educação apresenta desafios, dentre eles, a capacidade de conduzir práticas educativas que valoriza as experiências individuais, vivenciadas ao longo da vida, e seus reflexos na formação profissional e humana. A educação popular na formação em saúde surge como um caminho capaz de tornar o sujeito ativo neste processo. Neste sentido, o GT contempla experiências direcionadas a: Extensão Universitária e Educação popular; Reflexões sobre concepção de educação popular nas vivências pedagógicas; Diálogo entre Educação, Saúde, Cultura e Sociedade; Educação Popular e Metodologias ativas na formação em saúde; A educação em saúde como elemento condutor aos processos de cuidado; Experiências exitosas de qualidade de vida e Educação em Saúde (direcionadas a saúde do trabalhador, saúde do idoso, saúde da família e saúde da criança).
Coordenadores:
Kamila Maria Sousa de Castro (UFPB)
Bruna Aldair da Nóbrega Gomes

Diálogo entre Universidade, professores e comunidade escolar, fortalecendo o intercâmbio de experiências, fomentando ações coletivas e cooperativas entre as múltiplas instâncias que constituem o Ensino e suas práticas formativas. O diálogo deste campo de conhecimento, em sua perspectiva investigativa e propositiva.
Coordenadores:
Regina Coelli Gomes Nascimento (UFCG)
Silede Leila (UFCG)

A Geografia na Educação Básica Brasileira. As concepções pedagógicas para o ensino da Geografia. O diálogo Geografia Acadêmica x Geografia Escolar. A formação docente para o ensino de Geografia. Os materiais curriculares para o ensino de Geografia. As tecnologias da informação e o ensino de Geografia.
Coordenador:
Paulo Sérgio C. Farias (UFCG)

O GD tem como objetivo contemplar estudos e pesquisas que abordem o ensino de línguas. Tecnologias e ensino de línguas. Análise linguística perspectivas diversas. Abordagens que fundamentam a prática do professor de línguas em sala de aula, a utilização de tecnologias, os processos educativas, o ensino e as práticas de avaliação.
Coordenadora:
Anne Karine de Queiroz (IFPB)
Heliane Diniz (UVA)

Discute pesquisas que se direcionam ao estudo da formação e da profissão docente, considerando as instituições de formação, as práticas e os conhecimentos profissionais. O GD discute também histórias de vida e memórias da profissão docente; suas relações com as políticas, os sujeitos escolares e a sociedade na qual se inserem.
Coordenadores:
Patrícia Cristina de Aragão (UEPB)
Thomas Bruno (UVA)

As práticas sociais e culturais, o controle dos corpos e a regulamentação da vida. Gênero, sexualidade e igualdade étnico-racial. Respeito e valorização da diversidade e das identidade de gênero. Violência sexista, étnico-racial e homofóbica no âmbito das comunidades educativas. Corpo, saúde e consciência corporal.
Coordenadora:
Joedna Menezes (UEPB)

O GD se organiza em torno de investigações sobre a história cultural das práticas educativas e das sociabilidades, com o objetivo de discutircampos temáticos como: cultura escolar e escolarização, formação, prática e discursos profissionais, bem como espaços/lugares de produção de práticas e de discursos e de identidades, a exemplo dos hospitais, instituições de pesquisa, organizações voluntárias e filantrópicas, associações profissionais e sociedades científicas, instituições de cuidado e disciplina (orfanatos, asilos, clubes e centros de convivência); produção de sujeitos e diferença.
Coordenador:
Azemar Soares dos Santos Júnior (UFRN)

Aborda as relações entre História, Historiografia e Educação ; os aspectos teóricos e metodológicos da investigação histórica da educação e as discussões sobre fontes e a escrita.
Coordenadoras:
Olivia Morais de Medeiros Neta (UFRN)
Kilza Fernanda Moreira de Viveiros (UFRN)

A saúde e das doenças como elaborações socioculturais, cujos significados são construídos pelos sujeitos e suas práticas sociais. Discute variadas abordagens que vão da representação e da percepção social da doença, aos saberes e às práticas de cura. Modelos assistenciais em saúde e as reformas sanitárias brasileiras e latinoamericana.
Coordenadores:
Iranilson Buriti (UFCG)
Christiane Souza (IFBA)

Esse GD aborda trabalhos de pesquisa na área das ciências em suas interfaces com as práticas educativas.
Coordenadora: Maria Simone Medeiros

O GD se propõe a discutir os processos educativos que envolvem movimentos sociais, sujeitos sociais e relações de gênero. Discute, também, os elementos políticos e pedagógicos vinculados à produção das desigualdades entre sujeitos sociais, bem como as experiências de resistência e promoção da identidade de grupos sociais e de gênero. Formação docente e movimentos sociais. Diversidade e movimentos sociais.
Coordenadora:
Maria da Conceição Alves Rodrigues (UEPB)

O GD aglutina pesquisas e pesquisadores que têm se ocupado de temáticas variadas articuladas a partir do eixo cultural. É a cultura em sentido amplo, antropológico, que se afasta da reflexão centrada sobre o vínculo cultura-nação para uma abordagem da cultura dos grupos sociais. Discute temáticas como o coronelismo, a família, os políticos e a política nacionais e locais, o clientelismo, as minorias e as tramas culturais. Práticas culturais e formação de identidades. História ambiental e cultura.
Coordenação:
Rozeane Albuquerque Lima (UFPE);
Leonardo Querino B. Freire (USP)

Cotidiano e cultura escolar. Redes de conhecimentos, práticas, poderes e valores nos diferentes espaços/tempos. Currículo, conhecimentos e formação humana. História e concepções do currículo. Políticas curriculares. Tecnologias de Informação e Comunicação e o currículo. Formação, trabalho pedagógico e saberes docentes. Currículo e práticas educativas na saúde e nas ciências. Currículo, questões de gênero e diversidades na escola. Currículo e as questões de subjetividade/identidade.
Coordenadora:
Rita Cristiana Barbosa (UFPB)

Este GD é um espaço de socialização de estudos, pesquisas e práticas de formação de professores, considerando as relações entre saberes da docência, alfabetização e letramento para o trabalho pedagógico na área de conhecimento e componente curricular, considerando os princípios metodológicos da pergunta, da pesquisa e do diálogo, bem como da Base Nacional Comum Curricular.
Coordenadora:
Zélia M. Santiago (UEPB)

O GT pretende reunir pesquisadores que investigam os impactos das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) sobre várias dimensões das sociedades contemporâneas, tendo como foco três campos de investigação: a) "Educação", ou seja, os impactos das novas tecnologias sobre as práticas educativas, abrangendo as instituições escolares e não escolares, como também as questões que envolvem a saúde e as ciências; b) "História": com trabalhos que estudam sobre o emprego das novas tecnologias que promovem novas perspectivas de pesquisas e fontes em História e História da Educação, tais como repositórios digitais e bibliotecas virtuais; c) "Cibercultura e Ciberespaço", isto é, trabalhos que investigam a emergência de identidades coletivas e de atores sociais que surgem em novos universos propiciados pelas NTICs, como as redes sociais digitais.
Coordenadora:
Vivian Galdino Andrade (UFPB)

O GD Educação Matemática e processos educativos busca levantar discussões e socializar trabalhos de pesquisa relacionados à Educação Matemática que tratem dos seguintes aspectos: Propostas curriculares no ensino da Matemática; Formação de professores; Metodologia do Ensino da Matemática; Avaliação no Ensino de Matemática; Uso de materiais didáticos no Ensino de Matemática; História da Matemática; Matemática na Educação do Campo; Ensino de Matemática na Educação Especial; Educação matemática na educação infantil e anos iniciais e finais do ensino fundamental; Educação Matemática de Jovens e Adultos; Educação Matemática e suas tecnologias; Processos cognitivos e linguísticos na Educação Matemática e a Educação Matemática como um campo de investigação multidimensional.
Coordenador:
Jociano Coelho de Souza (UFPE)

Esse GD aborda trabalhos de pesquisa na área da saúde em suas interfaces com as práticas educativas. Coordenador:
Coordenação:
Erike Cristovão de Araujo Melo (UFCG)

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